7 Motivos para Respirar Melhor

Respirar bem traz uma série de benefícios para a saúde e te ajuda no dia a dia.

Listamos abaixo sete motivos para trabalhar a respiração de modo que ela traga essas vantagens para você.

 

1 – Fortalecer o organismo e evitar infecções

Respirar corretamente faz com que os órgãos do corpo trabalhem perfeitamente. Além disso, quando o nariz está descongestionado, ele filtra o ar que entra no organismo e protege o corpo contra micro-organismos responsáveis por doenças respiratórias, como faringite, laringite, entre outras.

 

2 – Amenizar ansiedade e melhorar o humor

A respiração pode ser utilizada também como equilíbrio da mente e para representar emoções. Não é à toa que aspirar e expirar profundamente ajuda a controlar crises de ansiedade e estresse.

 

3 – Melhorar a qualidade de vida e aumentar a energia

O ritmo da sua respiração influencia no seu estado físico, mental e emocional, além de renovar e aumentar a energia do seu corpo. Quem consegue respirar corretamente acaba ficando mais ágil e com mais resistência física para qualquer atividade.

 

4 – Evitar rugas, linhas de expressão e flacidez

Sim, você leu certo. Uma boa respiração também pode agir na sua pele e amenizar sinais de velhice, linhas de expressão e ainda previne o envelhecimento.

 

5 – Sono tranquilo

Toda e qualquer pessoa precisa dormir bem para que a saúde e o dia a dia não sejam prejudicados. Quem sofre de apneia tem o sono muito afetado por não conseguir respirar direito, causando falta de oxigênio no organismo e podendo disparar a pressão arterial.

Além disso, os bebês respiram, preferencialmente, pelo nariz até os 2 meses de idade e quase não usam a boca para essa função. Se as narinas estiverem obstruídas, a dificuldade para respirar pode prejudicar não só o sono como também as mamadas dos pequenos.

 

6 – Mais concentração

“Expira. Inspira. Não pira”. Todo mundo já ouviu falar dessa frase que é totalmente verdadeira. A boa respiração traz calma, tranquilidade e, consequentemente, foco. Está precisando se concentrar para entregar algo muito importante? Pare e respire profundamente por um momento. Faça o teste!

 

7 – Não deformar os dentes

As crianças que respiram pela boca têm a formação da arcada dentária modificada. O céu da boca fica mais profundo e os dentes podem entortar ou encavalar. Ao respirar da maneira correta, as estruturas bucais ficam certinhas e o uso de aparelho por esse motivo é dispensado.

 

Viu como a respiração correta é importante para a sua saúde? Agora quem pode te ajudar a respirar bem é toda a nossa linha da Família Respira, além da prática do Ciclo da Saúde Nasal todos os dias.