Chás que combatem os sintomas da gripe

Chás que combatem os sintomas da gripe

Mel, gengibre, limão, laranja… São muitos os ingredientes que você pode utilizar em chás que realmente ajudam o organismo a se livrar da gripe!
Aquela vontade de tomar um chá e ir para a cama enquanto estamos gripados não aparece à toa. Ao mesmo tempo em que hidrata o organismo em um momento no qual ele realmente precisa de um reforço líquido, os chás podem colaborar bastante no combate ao vírus. Portanto, nossas mães e avós tinham razão ao preparar aquele chazinho tão logo aparecíamos em casa com tosse, febre, dor de cabeça…
Infecção causada pelo vírus Influenza, a gripe costuma atacar mais nos meses frios, mas pode nos apanhar de surpresa em todas as épocas do ano. Quando isso ocorre, precisamos nos cuidar para que não ocorram complicações, como a pneumonia, e combater os sintomas desagradáveis enquanto nosso próprio sistema de defesa se encarrega de debelar a invasão do vírus.
E é este combate contra o Influenza que faz surgir alguns dos sintomas mais desagradáveis da gripe: febre, coriza, dores musculares… E alguns chás são mesmo “tiro e queda” para estes momentos!
Como já dissemos, o chá ajuda o organismo por aumentar a oferta de líquido e por ser servido bem quente, o que leva vapor para as vias respiratórias. Mas quais seriam os melhores chás para a gripe?
O chá de guaco – uma erva medicinal – funciona como um sedativo da tosse e ajuda bastante no combate a este sintoma desagradável. Já a camomila é interessante porque ajuda a combater as dores e reforça o sistema imunológico no combate ao vírus. Aliás, esta é a mesma qualidade do alho, um aliado e tanto do nosso sistema de defesa em momentos de “guerra” contra invasores.
Outros ingredientes interessantes para o chá que alivia a gripe são o gengibre, que aprimora o sistema imunológico e ainda combate inflamações (como na garganta), e o mel, que hidrata as mucosas e reduz irritações nas vias respiratórias.
Frutas cítricas, como a laranja e o limão, também caem muito bem como chás antigripais. Por serem ricas em vitamina C, elas ajudam no combate às infecções e na renovação celular.
Confira uma dica de receita de chá de limão com alho e gengibre:
Ferva por alguns minutos uma xícara e meia de água com um pedaço pequeno de gengibre picado;
Desligue o fogo e acrescente 3 dentes de alho picados;
Acrescente um limão em rodelas e deixe a mistura abafada até ficar morna;
Coe os ingredientes e beba o chá imediatamente.
Que tal um chá de gengibre com limão siciliano, mel e canela? Acompanhe:
Ferva duas xícaras e meia de água com um pedaço grande de gengibre picado (cerca de 5cm);
Acrescente meio limão siciliano em rodelas, um pau de canela e uma colher das de sopa de mel. Deixe esfriar um pouco, mas beba bem quente.
Confira agora uma receita de chá com as cascas da laranja e do limão:
Descasque duas laranjas e um limão, levando as cascas para ferver por cerca de 15 minutos;
Retire o suco das frutas e acrescente ao chá das cascas;
Agora deixe a nova mistura ferver por mais 10 minutos;
Coe os ingredientes e consuma o líquido ainda quente, adoçado com mel.

Faça bom proveito dos chás, mas lembre-se de que eles não substituem os medicamentos receitados pelo médico e devem ser encarados como aliados para os dias chatos da gripe passarem com menos sacrifício!